12 de mar. de 2011

Tsar bomba de hidrogénio a maior de todas

Uma bomba de hidrogênio, designação mais adaptada ao seu significado bomba termonuclear, é uma bomba que consegue ser até 750 vezes mais forte do que qualquer bomba nuclear a fissão. A descoberta da fissão nuclear ocorreu a 10 de dezembro de 1938 e foi descrita num artigo submetido ao Naturwissenchaften a 22 de dezembro de 1938, pelos alemães Otto Hahan (1879-1968) e Fritz Strassmann (1902-1980) e pela austríaca Lise Meitner (1878-1968).


Em 1939, os físicos já sabiam que água pesada agia como um moderador, isto é, redutor de velocidade dos neutrões, como a parafina. A água normal consiste de dois átomos de hidrogênio (H) e um átomo de oxigênio (O). Na água pesada, dois isótopos de hidrogênio, deutério, unem-se com o oxigênio. Água pesada é ainda hoje utilizada como moderador em reatores nucleares de urânio natural. Em 1939, Szilard convenceu Albert Einstein (1879-1955), um importante físico, com quem ele tinha trabalhado em 1919 em Berlim, a mandar uma carta para o presidente americano Franklin Delano Roosevelt (1933-1945) sobre o desenvolvimento pelos alemães de armas atômicas e pedindo ao presidente que iniciasse um programa americano, que mais tarde se chamaria Projecto Manhattan, chefiado pelo americano Julius Robert Oppenheimer (1904-1967), e levaria ao desenvolvimento do Los Alamos National Laboratory, ao teste Trinity, a 16 de Julho de 1945, com a explosão da primeira bomba atômica em Alamogordo, no Novo México, e à construção das bombas Little Boy (de 20 mil toneladas de T.N.T - 20 KiloTons) e Fat Man, que seriam utilizadas em Hiroshima e Nagasaki em 6 e 9 de Agosto de 1945.


A primeira bomba de hidrogênio explodiu durante uma experiência feita pelos Estados Unidos da América em 1952. Detonou com uma força de dez megatons, igual à explosão de dez milhões de toneladas de TNT, um forte explosivo convencional. A potência desta terrível arma mostrou ser 750 vezes superior à das primeiras bombas atômicas e suficiente para arrasar qualquer grande cidade. 

Veja esse video com as 10 maiores bombas:
Em 1961, a Rússia experimentou a bomba mais poderosa até então concebida (apelidada de Tsar Bomba), à qual foi atribuída uma força de 57 megatons.

A unidade de calor é chamada Carnot (Ct, igual a 1 Joule/Kelvin), em honra ao físico francês Nicolas Léonard Sadi Carnot (1796-1832). 1 Ct é a quantidade de calor necessária para derreter um centímetro cúbico de gelo. Quando 2 átomos de hidrogênio se transformam em deutério, no primeiro passo da fusão do hidrogênio (2H \rightarrow D + e- + 1,4 MeV), este 1,4 MeV corresponde a 1,6 ×10^10 cal/grama igual a 2 milhões de vezes a energia liberada na combustão de um grama de carvão.

Postador por Spectro / Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é Sempre Bem-Vindo!
Comente, se expresse, opine. Este espaço é seu!


Em caso de dúvidas nos artigos, dicas, downloads... Entre outros.
- Seu comentário necessita ser relacionado com o assunto do post;
- Leia os comentários anteriores, procure se não há resposta já publicada;
- Não responderei comentários dos usuários que utilizem perfis indisponíveis.

Observação!
. Não damos suporte na instalação ou funcionamento dos softwares.
. Todavia poderá deixar sua dúvida no formulário de contato para que possamos ajudar.


LEIA ANTES DE COMENTAR!
Não serão aceitos comentários que contenham links externos e nem com pedido de parcerias;
Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Dúvidas, sugestões e outros assuntos trate pelo formulário de contato.


Espero que tenha gostado do site e que volte sempre

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos