9 de fev. de 2011

Curiosidades: O primeiro disco rígido

O primeiro disco rígido
Foi construído pela IBM em 1956, e foi lançado em 16 de setembro de 1957. Era formado por 50 discos magnéticos contendo 50 mil setores, sendo que cada um suportava 100 caracteres alfanuméricos, totalizando uma capacidade de 5 megabytes, incrível para a época.

Em 1973
A IBM lançou o modelo 3340 Winchester, com dois pratos de 30 megabytes e tempo de acesso de 30 milissegundos. Ainda no início da década de 1980, os discos rigídos eram muitos caros e modelos de 10 megabytes custavam quase 2 mil dólares americanos, enquanto em 2010 compramos modelos de 1.5 terabytes por pouco mais de 100 dólares.

Os discos rigídos
Foram criados originalmente para serem usados em computadores em geral. Mas no século 21 as aplicações para esse tipo de disco foram expandidas e agora são usadas em câmeras filmadoras, ou camcorders, tocadores de mp3 player, videogames, e até celulares. Para exemplos em videogames temos o xbox, xbox360, e o Playstation 3. Já para celular os primeiros a terem essa tecnologia foram os da Nokia e da Samsung.

O primeiro PC IBM
Apresentado em 1981, não previa nenhum tipo de disco fixo. Isso não nos deveria surpreender, se pensarmos que o primeiro PC, a 4,77 MHz, era fornecido com 16K de Ram, expansíveis a 64k. Apenas com o leitor floppy com o sistema operativo, era possível a expansão do leitor a fitas e da ROM de base.

Discos fixos
Depois que DOS 2 introduziu a possibilidade de criação de subdirectory, e o suporte para dispositivos de memorização em massa, as empresas começaram a produzir e a vender discos fixos para PC. Estes eram compostos por cabinet externo que continha o disco, um controller, e um delicado sistema de alimentação do disco (do momento que 63,5 watt fornecidos pelo alimentador do PC não eram suficientes). Tais dispositivos eram exportados para outras arquiteturas, e eram conectados por um cabo e um adaptador de 8 bit, que era inserido em um slot disponível.
Em 1983
A IBM produziu o IBM XT (eXTended), com 10HB de disco fixo integrado. A IBM trabalhou com uma empresa (Xebec), para integrar os componentes do disco, normalmente localizados em um gabinete externo, ao computador.

Em 1984
Apareceu o IBM AT (Advanced Technology), que levou a uma complea revisão ao sistema de discos fixos. O código para o boot foi incluído diretamente no Bios da placa mãe, eliminando a necessidade de um chip a mais novo controller a 16bit, e também melhora notavelmente os tempos de acesso ao disco.

As versões de DOS até a 3.31, não suportavam partições maiores de 32 MB, isso porque o endereçamento dos setores não podiam superar o valor de 16bit (até a 65.536 setores). A criação de partições maiores pedia um uso de um software como Disk Manager da Ontrack. Muitas pessoas preferiam ao invés de dividir o disco em partições de 32 MB, ir criando as partições C;, D;, E;, etc., até as dimensões fisícas do disco. Isso criou alguns limites, entre os quais um problema com o uso de dois ou mais discos fixos, ou o limite do Bios e do sistema operativo de não reconhecer mais de 1024 cilíndros, 16 cabeçotes e 63 setores por traço. Porque cada setor contém 512 byte, o drive com mais capacidade é de 504MB. (1024 X 16 X 63 = 1,032,192 setores X 512 = 528,432,304 byte).

Gostou da curiosidade? Então deixe seu comentário!

Postador por Spectro / Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é Sempre Bem-Vindo!
Comente, se expresse, opine. Este espaço é seu!


Em caso de dúvidas nos artigos, dicas, downloads... Entre outros.
- Seu comentário necessita ser relacionado com o assunto do post;
- Leia os comentários anteriores, procure se não há resposta já publicada;
- Não responderei comentários dos usuários que utilizem perfis indisponíveis.

Observação!
. Não damos suporte na instalação ou funcionamento dos softwares.
. Todavia poderá deixar sua dúvida no formulário de contato para que possamos ajudar.


LEIA ANTES DE COMENTAR!
Não serão aceitos comentários que contenham links externos e nem com pedido de parcerias;
Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Dúvidas, sugestões e outros assuntos trate pelo formulário de contato.


Espero que tenha gostado do site e que volte sempre

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos